segunda-feira, 27 de abril de 2009

12 Semanas - Viva!! Chegamos no 3º Mês!!


Desenvolvimento fetal - 12 semanas de gravidez


O rosto do nosso Bebê começa a ter uma aparência mais humana, embora ele tenha apenas 5,5 centímetros de comprimento do topo da cabeça até o bumbum, e pese menos de 15 gramas. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, já se aproximaram um do outro. As orelhas estão quase na posição normal. O fígado produz bile e os rins secretam urina na bexiga.

O feto se mexe se alguém cutuca a barriga da mamãe, mas ainda não conseigo sentir os movimentos dele (a). As células nervosas fetais se multiplicam rapidamente, e as sinapses (conexões neurológicas no cérebro) estão se formando. O feto adquiriu mais reflexos: se alguma coisa encosta na palma da mão, os dedos fecham; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos se curvam; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos se contraem.

O médico já consegue sentir a parte superior do útero, também chamada de fundo uterino, na parte de baixo da barriga. Agora, estamos entrando no segundo trimestre, mas a tão sonhada barriguinha ainda não deu ar da graça. Não vejo a hora de exibir um barrigão bem Lindo!!

domingo, 19 de abril de 2009

11 Semanas do nosso Pequeno Polegarzinho!



Estamos grávidos de 11 semanas completas no fim do primeiro trimestre, ou seja, estamos na 12a semana (e entrando no terceiro mês).

Como nosso Bebê está crescendo:

Nosso Bebê está todo formado, e do alto da cabeça até o bumbum, o Bebê tem 4 centímetros e o corpo todo formado e tem mais ou menos o comprimento do polegar. Os dedos das mãos e dos pés já se separaram, e alguns dos ossos estão começando a ficar mais rígidos. Ao longo dos próximos seis meses, a principal tarefa do bebê será crescer, engordar e ficar cada vez mais forte, pronto para a vida fora do útero.

Outros excitantes desenvolvimentos incluem:

As orelhas dele ou dela estão assumindo seu lugar correto nesta semana e o local das unhas estão começando a formar. O meu "cabecinha de abóbora" faz jus ao seu apelido pois sua cabeça é quase tão grande quanto o resto de seu corpo.
As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver.
Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal.
Apesar de os testículos ou ovários já estarem completamente formados, não comece a decoração do quartinho. Você não será capaz de ver o sexo do seu bebê por mais algumas semanas ainda.
Seu bebê está realmente avançando agora. Em um ultrasom já posso ver os braços e pernas do meu pequeno acrobata, dando saltos dignos do Cirque du Soleil. Ainda não sou capaz de sentir qualquer movimento, por isso, se eu sentir alguma coisa "chutar", são provavelmente gases :).
Nas próximas nove semanas, o meu bebé irá aumentar 30 vezes em peso e quase triplicar em comprimento.

É bom saber...

Não ocorre com todas as mulheres mas, algumas podem notar mudanças em suas unhas e/ou cabelos. Pode ser que seus cabelos engrossem ou cresçam com maior rapidez, o mesmo pode ocorrer com suas unhas. Alguns médicos acreditam que isso ocorra devido à maior circulação em nosso corpo. Outros dizem que é devido às mudanças hormonais. Em um caso ou em outro, essas mudanças são temporárias e não há nada que se possa fazer para evitá-las.

Fizemos 11 semanas ontem!!

Ora bem... às 11 semanas:
Nenhuma das minhas roupas ficaram mais apertadas, nem mesmo as de abotoar por baixo da barriga.
Ainda não me sinto mais gorda.
Raramente enjoo (a verdade é que nunca tive grandes enjoos).
Continuo a fazer muiiiiiiiiiiiiiiiito xixi (cada vez mais).
E não tenho o tão falado sono do início da gestação.
Ah! dia 24 faremos o exame que mede a TRANSLUCÊNCIA NUCAL ( TN ), recomendado entre a 11ª e 13ª semana. Estaremos com 11 semanas e 6 dias, mas é claro que vamos pedir um palpite sobre o sexo do Baby né?? Depois venho contar como foi...

sábado, 11 de abril de 2009

10 semanas!


Desenvolvimento fetal - 10 semanas de gravidez


O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 4 gramas. Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo, mas ainda é muito cedo para sentí-los. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem. Os órgãos vitais - o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões - estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana. Os botões gustativos que aparecem na boca, responsáveis pelo paladar também se formam nesta fase. A estrutura básica do corpo do meu Bebê está toda pronta, agora é só esperar seu crescimento e maturação. Se pudesse dar uma olhadinha no meu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal.
Meu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir as batidas rápidas do coração do feto.

A cada semana completatada a alegria é maior, mas o final da 9ª e essa semana estão sendo bem difíceis. Graças a Deus meu Bebê está bem, mas a outra grande razão da minha vida não está. Minha Mãezinha está muito doente e precisando de orações. Mas sei que o Deus que eu sirvo é Fiel e Ele é quem renova minhas esperanças.

domingo, 5 de abril de 2009

Meu Aniversário!!


Hoje é o meu aniversário, e como todos os anos, agradeci a Deus por ter me concedido mais uma Primavera. Apesar de meu maridinho esta trabalhando e de ter feito prova de concurso, esse foi o melhor Aniversário da minha vida... e com direito a presente antecipado e tudo.

O meu Presente tem 9 semanas, 1 dia, alguns centímetros e poucas gramas.


Obrigada Senhor pelo Meu Filhote!!



sábado, 4 de abril de 2009

9 Semanas - 3º Mês Lunar!


Os olhos do Bebê estão agora cobertos com as pálpebras.

O bebé tem agora quase 2,5 cm – não chega ao tamanho de uma uva – e pesa menos de 30 gramas, mas daqui em diante o peso vai começar a aumentar rapidamente, agora que está formada a sua estrutura física básica. Começa agora também a parecer-se cada vez mais com um ser humano. A cauda embriónica já desapareceu completamente e o desenvolvimento das partes do corpo – incluindo órgãos, músculos e nervos – está já em andamento.
As pálpebras cobrem completamente os olhos e encontram-se bem fechadas – só abrirão às 27 semanas. Já tem os lóbulos das orelhas e, no final da semana, os relevos interiores das orelhas já estarão concluídos. O lábio superior também já está completo e a boca, o nariz e as narinas já são mais nítidos. As pontas dos dedos das mãos estão ligeiramente aumentadas no local onde se desenvolvem as polpas. O bebé consegue agora movimentar todos os membros. Quanto ao coração, está agora dividido em quatro câmaras e as válvulas começaram a desenvolver-se. O bebé já tem os órgãos sexuais externos, mas só daqui a algumas semanas será possível distinguir se são masculinos ou femininos.
Quanto mais os dias passam mais anciosa eu fico. Anciosa para a barriga começa a aparecer, anciosa para saber se terei um Príncipe ou uma Princesa e é claro, muito anciosa para ver o rostinho do meu Amorzinho. Mas muita calma nessa hora...sei que cada semaninha é preciosa para o desenvolvimento e bem-estar do nosso Bebê, então enquanto o Novembro não chega vou me deliciando com as emoções e espectativas que é gerar um novo ser, e mais, um serzinho tão sonhado e planejado que Papai do Céu fez para nós com muito, muito AMOR.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

8 Semanas!!


Estou grávida de 8 semanas completas, para ser mais exata de 8 semanas e 5 dias, ou seja, estou na nona semana (e chegando ao começo do terceiro mês). Confusos com a contagem? Calma é assim mesmo...


Como o meu Bebê está crescendo


Eba!! - Meu Filhotinho (a) deixou de ser um embrião e foi promovido a feto. Meu útero está crescendo para acomodar o novo hóspede, que agora mede em torno de 1,6 centímetro. Várias mudanças acontecem esta semana - a cauda embrionária desaparece e todos os órgãos, músculos e nervos estão começando a funcionar. As mãos já se flexionam no punho, e os pés começam a perder a aparência de pé-de-pato. As pálpebras começam a cobrir os olhos.
Este estágio é importantíssimo, porque é nele que os órgãos do bebê estão se formando.


Minha silhueta também está mudando com a gravidez. Meus seios aumentaram tanto que já seja necessário um sutiã novo, com mais sustentação. Minha cintura ainda não esta maior do que sempre foi, mas logo, logo terei que arquivar a calça jeans favorita até o ano que vem.