domingo, 19 de abril de 2009

11 Semanas do nosso Pequeno Polegarzinho!



Estamos grávidos de 11 semanas completas no fim do primeiro trimestre, ou seja, estamos na 12a semana (e entrando no terceiro mês).

Como nosso Bebê está crescendo:

Nosso Bebê está todo formado, e do alto da cabeça até o bumbum, o Bebê tem 4 centímetros e o corpo todo formado e tem mais ou menos o comprimento do polegar. Os dedos das mãos e dos pés já se separaram, e alguns dos ossos estão começando a ficar mais rígidos. Ao longo dos próximos seis meses, a principal tarefa do bebê será crescer, engordar e ficar cada vez mais forte, pronto para a vida fora do útero.

Outros excitantes desenvolvimentos incluem:

As orelhas dele ou dela estão assumindo seu lugar correto nesta semana e o local das unhas estão começando a formar. O meu "cabecinha de abóbora" faz jus ao seu apelido pois sua cabeça é quase tão grande quanto o resto de seu corpo.
As pálpebras se fecham e se fundem e as íris começam a se desenvolver.
Em algum momento dessa semana ou da próxima, o sangue começará a circular entre o bebê e o útero. A placenta começa a funcionar como tal.
Apesar de os testículos ou ovários já estarem completamente formados, não comece a decoração do quartinho. Você não será capaz de ver o sexo do seu bebê por mais algumas semanas ainda.
Seu bebê está realmente avançando agora. Em um ultrasom já posso ver os braços e pernas do meu pequeno acrobata, dando saltos dignos do Cirque du Soleil. Ainda não sou capaz de sentir qualquer movimento, por isso, se eu sentir alguma coisa "chutar", são provavelmente gases :).
Nas próximas nove semanas, o meu bebé irá aumentar 30 vezes em peso e quase triplicar em comprimento.

É bom saber...

Não ocorre com todas as mulheres mas, algumas podem notar mudanças em suas unhas e/ou cabelos. Pode ser que seus cabelos engrossem ou cresçam com maior rapidez, o mesmo pode ocorrer com suas unhas. Alguns médicos acreditam que isso ocorra devido à maior circulação em nosso corpo. Outros dizem que é devido às mudanças hormonais. Em um caso ou em outro, essas mudanças são temporárias e não há nada que se possa fazer para evitá-las.

Fizemos 11 semanas ontem!!

Ora bem... às 11 semanas:
Nenhuma das minhas roupas ficaram mais apertadas, nem mesmo as de abotoar por baixo da barriga.
Ainda não me sinto mais gorda.
Raramente enjoo (a verdade é que nunca tive grandes enjoos).
Continuo a fazer muiiiiiiiiiiiiiiiito xixi (cada vez mais).
E não tenho o tão falado sono do início da gestação.
Ah! dia 24 faremos o exame que mede a TRANSLUCÊNCIA NUCAL ( TN ), recomendado entre a 11ª e 13ª semana. Estaremos com 11 semanas e 6 dias, mas é claro que vamos pedir um palpite sobre o sexo do Baby né?? Depois venho contar como foi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário