sábado, 11 de abril de 2009

10 semanas!


Desenvolvimento fetal - 10 semanas de gravidez


O feto tem apenas 3 centímetros de comprimento do alto da cabeça até o bumbum, e pesa menos de 4 gramas. Mesmo tão pequeno, engole líquido e dá chutes o tempo todo, mas ainda é muito cedo para sentí-los. Todos os dias surgem novos detalhes, como as unhas e um pouco de cabelo, uma leve penugem. Os órgãos vitais - o fígado, os rins, o cérebro e os pulmões - estão totalmente formados e já funcionam, e a cabeça tem quase metade do comprimento do corpo inteiro. A testa ainda está saltada, mas logo vai assumir uma forma mais humana. Os botões gustativos que aparecem na boca, responsáveis pelo paladar também se formam nesta fase. A estrutura básica do corpo do meu Bebê está toda pronta, agora é só esperar seu crescimento e maturação. Se pudesse dar uma olhadinha no meu bebê esta semana, conseguiria enxergar claramente o desenho de sua coluna. Os nervos se expandem a partir da medula espinhal.
Meu útero está do tamanho de um mamão papaia pequeno. Com a ajuda de um doppler, um estetoscópio por ultra-som, dá para ouvir as batidas rápidas do coração do feto.

A cada semana completatada a alegria é maior, mas o final da 9ª e essa semana estão sendo bem difíceis. Graças a Deus meu Bebê está bem, mas a outra grande razão da minha vida não está. Minha Mãezinha está muito doente e precisando de orações. Mas sei que o Deus que eu sirvo é Fiel e Ele é quem renova minhas esperanças.

Um comentário: