quinta-feira, 14 de maio de 2009

14 semanas = 3 meses e meio!


Ele (a) já tem impressões digitais!!

Já passamos por um terço do caminho e o Bebê está um terço do caminho pronto. Agora é que as "grandes coisas" acontecem (como o desenvolvimento do esqueleto e órgãos), o meu Bebê inicia um período de rápido crescimento cerebral, acúmulo de gordura entre outros trabalhos.

Nessa fase, o Bebê mede cerca de 9 centímetros da cabeça até o bumbum, o nosso está medindo 8,1 cm e em torno de 45 gramas. O corpo agora cresce mais rápido que a cabeça. Esta semana, a pele, fina como um papel de seda, cobre-se de lanugo (um pêlo finíssimo e macio que costuma desaparecer antes do nascimento). As sobrancelhas e o cabelo começam a surgir, mas o cabelo pode mudar de cor e de textura depois que o bebê nascer.


Destaques desta semana incluem:

O Bebê agora tem impressões digitais! Acredite ou não, ele criou as impressões digitais sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme ele movias suas mãos a pele nas pontas dos seus dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos! Interessante, né? Agora os braços do bebê estão na proporção do seu corpinho, mas suas pernas ainda estão curtas em comparação ao resto do corpo.
Mecônio, também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele está começando a se carregar do mecônio nesta semana.
O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Nessa fase se tentássemos ouvir o coração do Bebê com aparelho de "Doppler", pode ser que não se conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê.
Nosso Bebê continua ganhando novos talentos impressionantes como a pratica e o controle de movimentos musculares voluntários (isto irá ajudá-lo a sujar minha cozinha enquanto eu estiver tentando alimentá-lo, mais isso é só mais tarde).
Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. Se você vai ter uma menina pode ser interessante saber que no momento ela tem cerca de 2 milhões de óvulos em seus ovários; até o nascimento, ela terá apenas 1 milhão e até que complete 17 anos, ela estará carregando cerca de 200.000 óvulos.

5 comentários:

  1. Que lindo.... eu faço 14 semanas quarta-feira! Tudo de bom.. Ah.... sou a liliannn lá do e-family. Bjo na barriga.

    ResponderExcluir
  2. amiga parabens pelo niver 3 meses neh eeeeee tudo de bom!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. eu estou com 14 semanas e estou muito feliz !!!!

    boa sorte pra vcs e pros bebes

    ResponderExcluir
  4. foi muito bom tirar minhas duvidas porque sou mae adolescente mae de primeira viagem tambem e bom dirar duvidas obrigado estou com 14 semanas me chamo bruna vargas tenho 18 anos e adorei ler depoimentos beijos tchau/ 12/9/2011

    ResponderExcluir